quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Cidades frescas

Um cientista americano realiza uma campanha para que grandes cidades do mundo sejam "resfriadas" - ou seja, cobertas com materiais de cores claras - de forma a combater o aquecimento global.Em entrevista à BBC Brasil, Hashem Akbari, do Lawrence Berkeley National Laboratory, na California, afirmou que, se esse recurso for utilizado por habitantes das grandes cidades do planeta, o processo de aquecimento global pode ser retardado, dando tempo à humanidade na busca de soluções para diminuir as emissões de carbono.

Mediterrâneo
Akbari e mais dois colegas publicaram um artigo na revista científica Climatic Change que avalia o impacto do uso de materiais refletores de luz em telhados de prédios na redução de gastos com ar condicionado. De acordo com ele, cidades do Mediterrâneo já adotam essa prática de refletir a luz.



Brasil
Akbari diz que o Brasil, particularmente, teria muito a ganhar se aderisse à campanha - batizada de "Cool Cities Program" (em tradução livre, Programa Cidades Frescas)."Sendo um país onde faz calor o ano todo, o Brasil poderia contribuir muito para combater o aquecimento global. Dez metros quadrados de telhados ou calçadas frescos cancelam o equivalente a emissões de uma tonelada de CO2", disse o cientista.

Simulações
Segundo estudos feitos a partir de simulação em computador, prédios com ar condicionado cujos telhados fossem adaptados (usado materiais que reflitam a luz) poderiam economizar energia e prérios sem ar condicionado se tornariam mais confortáveis.

Nenhum comentário: