sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

O prefeito


Homem de fé
Ele realmente é um homem de fé. Muita fé. E mesmo assim, certamente em seus momentos de maior intimidade com Deus jamais ousou ter visões de que iria ficar com o cargo político mais cobiçado de Londrina. José Roque Neto - o Padre Roque - candidatou-se a uma vaga na Câmara por um partido que preferiu alianças a um candidato próprio ao cargo. E nas reviravoltas da política acabou prefeito.

Plano de Deus
Hoje, logo após receber o cargo comentou em entrevista a uma emissora de rádio que nunca pensou em ser prefeito, mas sabia que "Deus tinha um plano grande para ele" trabalhar mais com o povo. Assim, disse, acompanhou quietinho as articulações de bastidores para fazê-lo candidato à presidência da Câmara - atalho para chegar a prefeitura ainda que interinamente - e o naufrágio dos nomes de Sandra Graça e Tito Valle.

Interinidade
A previsão de interinidade é de pelo menos três meses, já que a expectativa é que o TRE convoque o terceiro turno em Londrina para março. Mas pode durar mais tempo. Quanto mais? Não sabemos. O deputado Luiz Carlos Hauly, que vai para o terceiro turno com Barbosa Neto, chegou a falar em até um ano. Credo!

Pulguinha
O que realmente chamou a atenção nessa etapa final foi a demora para articular chapas e interesses.Foram seis horas de reuniões na Câmara, com presença de lideranças diversas e muuuuuuuuita conversa. Deixou a população de orelha em pé. Afinal de contas, diz a sabedoria popular que cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça.

Gato e ratos
Reuniões fechadas, acordos rubricados depois rasgados, palavras dadas que de nada valeram frente a interesses políticos por vezes incompatíveis. Tudo pela governabilidade. Segundo o discurso comum, o que importa neste momento é que Londrina tem um prefeito graças a uma coalizão de forças que quer garantir - para o bem da cidade "que tanto amamos" - sua governabilidade. Tomara que tudo não se encaixe em outra máxima popular. Algo mais ou menos assim: na ausência do gato, os ratos é que fizeram a festa.

Nenhum comentário: